segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Superticão, Promessas, Quadrinhas

Promessas Folclóricas
As promessas folclóricas são pedidos que as pessoas fazem, principalmente, aos personagens do folclore brasileiro e santos católicos. Estão mais ligadas às crenças populares do que à religiosidade. Usam, para fazer as solicitações, quadrinhas ou poesias criadas pela cultura popular. São muito comuns nas regiões do interior do Brasil.
Os pedidos geralmente são relacionados a coisas simples do cotidiano como, por exemplo, para encontrar algo perdido, conseguir um casamento, ir bem numa prova, se curar de uma dor e etc.
Alguns exemplos de promessas do folclore brasileiro:
Para encontrar algo que perdeu:
São Longuinho, São Longuinho
Me faça encontrar o que perdi
Que eu dou três pulinhos.
(Após encontrar o objeto perdido a pessoa deve dar três pulos)
______________________________
 Para ter um bom desempenho na prova:
Menino Jesus da Lapa,
Vestido de azul celeste,
Vou fazer a minha prova,
Por favor, seja meu mestre.
_______________________________
 Para fazer parar de chover:
Santa Clara, clareai
E a chuva embora mandai.
________________________________
 Para encontrar algo perdido
Negrinho do Pastoreio,
Acendo uma vela pra ti,
E peço que me ajude a encontrar,
O objeto que perdi.
__________________________________
 Para encontrar algo perdido:
Alma da Nhá Benta
Sem você o que eu faria?
Devolve o que perdi,
Que eu rezo três ave-marias.
Quadrinhas
É uma estrofe que possui 4 versos e palavras que rimam entre si, sobre o amor, um desafio ou saudação.
Exemplo:
- Sou pequeninoadrinhas
Do tamanho de um botão
Carrego papai no bolso
E mamãe no coração

- Já a chuva foi embora
Que azul ficou o céu!
E quantas gotinhas ficaram
Na aba do meu chapéu

- Minha enxadinha
Trabalha bem
Corta os matinhos
Num vai e vem
Superticões
Superstição: explicações de fatos naturais como consequências de acontecimentos sobrenaturais.
É um sentimento de veneração que se funda no temor ou na ignorância, e que leva ao cumprimento de falsos deveres. A confiança em coisas fantásticas e ineficazes (crendice).
Recebemos influências estrangeiras, por causa da nossa colonização (italianos, japoneses, portugueses e outros povos) e incorporamos alguns diversos hábitos.
Os supersticiosos se utilizam de várias opções para conseguir sorte ou realizar desejos.
Exemplos:

Crendices
- Viu uma vassoura caída? É indício de má sorte.
- Sua mão esquerda coçou? É dinheiro que vai entrar.
- Quer se livrar de pessoas indesejáveis? Coloque uma vassoura atrás da porta.
- Viu uma estrela cadente? Faça um pedido.
Proteção
- amuletos (metal ou madeira em formato de mão)
- patuás (saquinhos com rezas e símbolos)
- alho (evita mau olhado)
- arruda (planta – protege ambientes)
Sorte
- talismã (trevo de 4 folhas)
- pé de coelho
- ferradura

- duendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário