segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Música Popular

Música
Frequentemente interligadas, muitas formas musicais, seja puramente de instrumento ou com canto, são ritmos de dança, como: o cateretê, a polca, o maxixe, o lundu, o baião, o samba, o frevo, o xaxado, o fandango, a vanera, o xote, o maracatu, a ciranda, o jongo, a tirana, a catira, o batuque, o pau-de-fita, a quadrilha, as cantigas de roda, sendo bem conhecidas as melodias Escravos de Jó, Sapo Cururu, O Cravo e a Rosa, Ciranda-Cirandinha e Atirei o Pau no Gato. Outros exemplos de música são os acalantos, como o Dorme, neném, que a Cuca vem pegar; as modinhas, desafios e repentes; as cantigas de trabalho, velório e cemitério; as serestas, as modas de viola; as ladainhas, responsórios e outros cânticos sacros.
As músicas folclóricas são canções populares. Elas não possuem autoria definida e apresentam temáticas de amor e quase sempre são acompanhadas por uma viola caipira ou violão.
Note que são comuns no interior do país, de onde se originam. As principais destas manifestações são as Cantigas de roda e as Canções de ninar.
MENU0:00
Choro-maxixe Corta Jaca, de Chiquinha Gonzaga. Grupo Chiquinha Gonzaga, 1910-1912
MENU0:00
Cantigas de Roda 

Cirandas

Nenhum comentário:

Postar um comentário